acubens museu virtual de cancer

O Museu

 

 

O Acubens é um museu virtual e lúdico que procura abordar a temática câncer de uma forma diferenciada. Através de jogos, vídeos e informações claras, objetivamos esclarecer os jovens e outros, não tão jovens, sobre fatores de riscos associados à doença no sentido de alertá-los para que adotem um estilo de vida mais saudável.

Desenvolvido através do Núcleo de Divulgação de Oncobiologia do Programa Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão na Biologia do Câncer (Programa de Oncobiologia) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Financiamento
Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj)
Fundação do Câncer
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Apoio
Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Concepção e conteúdo

Claudia Jurberg, Marina Verjovsky, Gabriel Cardoso Machado, Priscila Biancovilli, Tainá Maia, Eduardo Salustiano e Carolina Villela

Concepção e layout
Suzane Santos
João Marcos Delou

O nome Acubens deriva de uma estrela alfa, originalmente descrita como a mais brilhante da constelação de câncer. Posteriormente, a estrela Altarf, chamada também de beta, ganhou este posto e se tornou a mais brilhante.

Na mitologia grega, o caranguejo foi o animal que Hera, mãe dos Deuses, enviou para resgatar a Hidra de Lerna. Um dos 12 trabalhos de Hércules consistiu em matar a Hidra. Quando ele lutava contra a serpente de muitas cabeças teve o pé picado pelo caranguejo. Este foi então esmigalhado, depois, pelo mesmo pé. Como sinal de reconhecimento pelo devotado animal, a deusa transformou o caranguejo em constelação, no ponto onde as almas dos seres humanos descem para as regiões infernais, na metade subterrânea do céu.

Hipócrates foi a primeira pessoa, até onde sabemos, a usar uma palavra similar a câncer e a começar a definir de fato a doença tal qual a conhecemos hoje. Foi ele quem concebeu a imagem de um tumor como uma espécie de caranguejo enterrado sob a pele e deu o nome de Karkinos (carcinos, palavra usada para nomear o caranguejo). Mais uma vez, é bem provavel que olhasse para um câncer de mama. Seguindo a mesma visão, as veias sanguíneas ao redor do tumor seriam similares às pontas da carapaça e às patas do animal.” 

Fonte: "Identificação do céu" de Fernando Vieira (publicado pelo Planetário do Rio)
http://cancer.about.com/od/historyofcancer/a/cancerhistory.htm
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cancer-livro-traca-historia-da-doenca-e-da-guerra-contra-ela

desenvolvido por corbata informatica